sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Música Dinamarquesa

A música da Dinamarca pode ser de certa forma tradicional.

Durante os verões, na cidade de Roskilde, é organizado o Festival de Roskilde, o segundo maior da Europa, com vendas entre 50 e 100 mil ingressos. O festival, além dos grupos mais conhecidos - principalmente do rock, tem uma forte tradição de apresentar estilos variados como música tradicional dinamarquesa e world music, com a presença constante de artistas lusófonos.

Entretanto, bandas como Dizzy Mizz Lizzy ganharam destaque nacional principalmente entre jovens, já que é uma banda de rock. Dentre os seus sucessos, as músicas "Silverflame", "Rotator", "Two of You" e "11:07 PM" são as tidas como "Smells Like Teen Spirit" da juventude dinamarquesa. Essa banda, formada por Tim Christensen, Martin Nielsen e Søren Friis infelizmente se desfez e já não se encontram a algum tempo, porém o seu vocalista - Tim Christensen - continua em carreira solo com canções de enorme prestígio e reconhecimento dentro do País. Ganhou prêmios prestigiados, como o provindo do evento realizado pela MTV Europe.

Dentre os mais variados estilos musicais de origens dinamarquesas, está a banda de Deathcore/Death Metal As We Fight que apresenta um estilo diferenciado das demais bandas de rock dinamarquesas e seu maior álbum Black Nails and Bloody Wrists traz um som com influencias como Job for a Cowboy e Bring Me The Horizon.

Outras bandas/cantores que podem ser citadas são Søs Fenger, Caroline Henderson, Hanne Boel, Thomas Helmig, Gasolin, Lars H.U.G., Sanne Salomonsen, Laid Back, Savage Rose, Birthe Kjær, Tommy Seebach, Kim Larsen, Maria Montell, Shu.bi.dua, D.A.D (Disney After Dark) w Tøsedrengene, Mercyful Fate e King Diamond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário