segunda-feira, 2 de maio de 2011

Música da Croácia

A música da Croácia, assim como o próprio país, tem três influências principais: a do Mediterrâneo nas áreas costeiras, dos Bálcãs, especialmente nas áreas montanhosas e continentais, e da Europa Central nas partes centrais e norte do país.

A música de tamburitsa (tamburica) é uma forma de música popular croata que envolve instrumentos de corda. Tornou-se cada vez mais popular a partir dos séculos XVIII e XIX, com movimentos similares surgindo também na Rússia, Itália e Ucrânia.

Os temas principais de canções tamburicas são os temas comuns do amor e da vida feliz nas vilas. O termo “tambura” (expressão para todos os instrumentos existentes em uma orquestra “tamburica”) refere-se a qualquer instrumento de cordas, como originalmente a balalaica russa, o bandolim italiano ou a bandura ucraniana.

O termo “tamburica” - do ponto de vista gramatical - é o diminutivo de “tambura”. Hoje na Croácia a expressão “orquestra tamburica” é bastante usual. O termo “tambura” existia em povos eslavos antes da existência da Croácia como país, pelo menos 1.300 anos atrás. Existem suposições que os Turcos teriam trazido tais instrumentos à região da Croácia há 500 anos.

Um comentário:

  1. Olá, sue blog é muito legal.Comecei o meu agora, por favor seja um seguidor do meu e faça uma visita, obrigada.

    ResponderExcluir