quinta-feira, 21 de março de 2013

DJ Marcelo Janot

Marcelo Janot (Rio de Janeiro, 19 de maio de 1970), é um jornalista, crítico de cinema e DJ Brasileiro. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio, iniciou sua carreira jornalística em 1992, no caderno cultural da Tribuna da Imprensa, e depois passou, como repórter e crítico de cinema e música, por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país, como Jornal do Brasil, O Dia, Editora Abril, Multishow, entre outros. 

Atualmente, é crítico de cinema do canal Telecine, do jornal O Globo e editor do site Críticos.com.br. Paralelamente, desde 1994 vem construindo sólida carreira como DJ, o que o levou a ser reconhecido no Brasil e no exterior como um dos principais DJs especializado em música brasileira. Foi eleito pela Revista Época o melhor DJ do Rio no período de 2009/2010 e incluído entre as “446 Razões Para Amar o Rio”, matéria de capa da revista Veja Rio em março de 2011. Começou escrevendo sobre cinema no jornal Tribuna da Imprensa, onde era responsável pela coluna de filmes na TV. Sua primeira crítica, publicada em novembro de 1992, foi sobre o filme “O Processo”, de Orson Welles, que estava sendo relançado no Estação Botafogo. 

Por indicação do renomado crítico Ronald F. Monteiro, ingressou na Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Depois de três anos na Tribuna, teve rápidas passagens pelo jornal O Dia, pela Editora Abril e em seguida foi para o Jornal do Brasil. No JB, entre 1996 e 2006, foi crítico e repórter da Revista Programa e do Caderno B. Também colaborou em revistas como Showbizz, Trip e International Magazine, e foi redator do programa Radical Livre, do canal Multishow. Saiu do Jornal do Brasil para assumir o cargo de editor-chefe na fase embrionária do jornal Metro. 

Em 2002, teve a idéia de reunir críticos com vasta experiência em jornal para criar o site Críticos.com.br, que em pouco tempo se tornou uma referência de boa leitura cinematográfica na internet e um dos principais sites de cinema do país. No ano seguinte, foi eleito presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), entidade que representa a FIPRESCI, a Federação Internacional dos Críticos, no Brasil. À frente da ACCRJ, participou da criação do Congresso Brasileiro de Cinema, organizou o seminário A Arte da Crítica, no CCBB, e as mostras Melhores do Ano, com a exibição de filmes e debates. 

Em 2005 foi reeleito para um novo mandato de dois anos. Como crítico, participou do júri da crítica e do júri principal de diversos festivais internacionais e nacionais, como Rotterdam, San Sebastian, Havana, Chicago, São Francisco, Palm Springs, Montreal, Punta del Este, Rio de Janeiro, Gramado, entre outros. Também colaborou com a revista Cahiers du Cinema espanhola. Paralelamente ao seu trabalho como editor do Críticos.com.br, passou a atuar como crítico na televisão. Participou regularmente do programa Cadernos de Cinema, na TVE, e em março de 2006 se tornou comentarista do canal Telecine Cult, apresentando a sessão Cult Movie, aos domingos, e os Sanduiches de Oscar, comentando filmes indicados e vencedores do prêmio da Academia. Participa eventualmente dos telejornais da Globo News, como comentarista de cinema e música, e do Redação SporTV, falando de futebol. Desde 2013 é colunista do programa Revista do Cinema Brasileiro, da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário