sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DJ Aphex Twin

Aphex Twin, nome artístico de Richard David James (Limerick, 18 de agosto de 1971), é um produtor de música electrônica, nascido na Irlanda, mas criado na região da Cornualha, Inglaterra. É tido como um dos músicos eletrônicos mais importantes e inovadores de sua geração, reverenciado por artistas que vão da música eletrônica ao rock. 

Foi considerado pelo jornal inglês The Guardian como "a mais influente e criativa figura da música eletrônica contemporânea".1 Seu trabalho é marcado por linhas harmônicas sombrias e elaboradas, batidas originais e abrasivas e pela originalidade da textura dos sons que cria. Utiliza diversos outros codinomes, tais como AFX, Bradley Strider, Caustic Window, Gak, Polygon Window, Power Pill e Q-Chastic. James é filho de Lorna e Derek James (que participam no disco "Drukqs", na faixa "Lornaderek", cantando Parabéns Para Você para o "meu pequeno filho de 28 anos"). 

Quando adolescente, trabalhava como DJ em Cornwall. É reputado como verdade que ele tinha pouco contato com música e que criava seus próprios instrumentos (com conhecimentos adquiridos através de cursos sobre eletrônica feitos por correspondência). 

De fato, ele já disse em entrevista que a única música que o influenciou foi a dele próprio. Se isso for verdade, o aclamado álbum Selected Ambient Works 85-92, de 1992, teria começado a ser feito quando James tinha apenas quatorze anos e de forma totalmente isolada. Em 1991, James criou com Grant-Wilson Claridge (amigo de Cornwall) o selo Rephlex, pelo qual lançou seu EP, "Analogue Bubblebath III" (cujos títulos de todas as faixas são números decimais). Depois de se mudar para Londres, passou a produzir para a Warp Records.

Nenhum comentário:

Postar um comentário