quinta-feira, 17 de abril de 2014

Òpera Alemã de Berlin

A Ópera Alemã de Berlim (em alemão: Deutsche Oper Berlin) é uma companhia de ópera localizada em Charlottenburg, um distrito de Berlim, Alemanha. A residência também é a casa do Balé Estatal de Berlim. A história da companhia remota ao tempo em que era conhecida como Deutsches Opernhaus, inaugurada em 7 de novembro de 1912 com uma performance de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven, conduzida por Ignatz Waghalter. 

 Após a incorporação de Charlottenburg, num ato político alemão, o nome da residência da companhia foi mudado para "Städtische Oper" (Casa de Ópera Municipal) em 1925. Após a tomada de poder dos Nazistas em 1933, a ópera passou a ser controlada pelo Ministério Público do Entretenimento e Propaganda. O ministro Joseph Goebbels mudou o nome da companhia para Deustsches Opernhaus, competindo com a Ópera Estatal de Berlim em Mitte, sob o controle do seu rival, o Primeiro Ministro Hermann Göring. 

Em 1935, a construção foi remodulada por Paul Baumgarten e os lugares foram reduzidos: de 2300 para 2098. Carl Ebert, o empresário da companhia antes da Segunda Guerra Mundial, decidiu emigrar da Alemanha e foi ser o co-fundador do Festival de Ópera Glyndebourne, na Inglaterra. A casa de ópera foi destruída por um ataque aéreo em 23 de novembro de 1943. Ebert retornou para a companhia no antigo cargo, ao fim da guerra. 

Após a guerra, a companhia que estava sediada no Oeste de Berlim, usou o Teatro des Westens como residência até a reconstrução do antigo prédio. O design Fritz Bornemann completou o serviço em 24 de seembro de 1961. A produção de reabertura foi Don Giovanni de Ludwig van Beethoven. O novo prédio foi inaugurado com o atual nome. Antigos diretores musicais (Generalmusikdirectoren) incluem Bruno Walter, Kurt Adler, Ferenc Fricsay, Lorin Maazel, Gerd Albrecht, Jesús López Cobos, Christian Thielemann. 

Em outubro de 2005 o maestro italiano Renato Palumbo foi apontado como novo diretor musical, na temporada 2006/2007. Em outubro de 2007, a Ópera anunciou Donald Runnicles como novo diretor musical, efetivo em agosto de 2009, com um contrato inicial de cinco anos2 . Palumbo e a companhia aceitaram terminar o contrato em novembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário