sexta-feira, 2 de maio de 2014

Acid Rock

Acid rock é uma forma de rock psicodélico que se caracteriza por longos solos instrumentais, poucas (se houver) letras e improvisação musical.1 O jornalista americano Tom Wolfe descreveu a música influenciada pelo LSD de The Jimi Hendrix Experience, The Doors, Pink Floyd, Cream, Vanilla Fudge, Jefferson Airplane, Quicksilver Messenger Service, The Great Society, New Riders of the Purple Sage, Ultimate Spinach, Iron Butterfly, Blue Cheer e Grateful Dead como "acid rock" em seu livro sobre Ken Kesey e os Acid Tests, The Electric Kool-Aid Acid Test. 

 O acid rock foi a forma mais pesada e alta variante do rock psicodélico, e desenvolveu-se a partir de improvisações do blues de bandas como o Cream e The Jimi Hendrix Experience. O acid rock não teve muita duração, e acabou sendo envolvido e implodido dentro do universo da psicodelia, e as bandas que não cessaram de existir acabaram por se tornar bandas de heavy metal4 ou hard rock, como Alice Cooper, Blue Cheer5 e o Steppenwolf. 

A combinação do blues-rock com o acid rock formou boa parte da base original do heavy metal. Uma das bandas mais influentes nesta fusão de gêneros foi o power trio Cream, que formou um som característico, pesado e maciço, através de riffs em uníssono tocados pelo guitarrista Eric Clapton e o baixista Jack Bruce, bem como o uso extensivo dos bumbos de Ginger Baker que influenciaram gerações do heavy metal. 

Seus LPs, Fresh Cream (1966), Disraeli Gears (1967), Wheels of Fire (1968) e Goodbye (1969) são tidos como obras primas do acid rock e protótipos essenciais do metal. Os álbuns do Jimi Hendrix Experience, Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968) também foram extremamente influentes para o estilo. A técnica virtuosística de Hendrix seria emulada por muitos guitarristas do metal, e o single de maior sucesso do álbum, "Purple Haze", é identificado por muitos como o primeiro hit do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário