quarta-feira, 14 de maio de 2014

Italo Disco

Italo Disco é um termo musical de marketing introduzido em 1983 por Bernhard Mikulski, o fundador da gravadora ZYX Music. Era utilizado para definir a dance music eletrônica italiana da década de 1980. Uma canção tipicamente "italo-disco" era essencialmente feita com sintetizadores e cantada em inglês pelos artistas italianos. 

A música dance eletrônica começou a se desenvolver no final da década de 1970 quando bandas tradicionalmente de ritmo disco passaram a experimentar sintetizadores e outros efeitos eletrônicos em suas músicas. Essa primeira forma de dance eletrônico foi extra-oficialmente chamada de "space disco", pelo fato das músicas possuírem sons obscuros e um ar de ficção científica. Uma das principais influências durante este período foi o produtor Giorgio Moroder. 

O auge do movimento foi nos anos 80, com a colaboração de Giorgio Moroder em trilhas sonoras de filmes como "Gigolô Americano", "Scarface", "Electric Dreams" e "A História sem Fim", e o surgimento de grupos como Baltimora, Matia Bazar, P. Lion, Spagna, Gazebo, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário